Bariloche

“Quando visitamos pela primeira vez o museu-casa Wesley Duke Lee, nos impressionou a grande quantidade de imagens, livros, mapas, bibelôs e tudo o mais que se espalha pelos cômodos e paredes da casa. Nos chamou atenção, em especial, a diversidade de souvenires adquiridos em viagens, que trazem consigo vestígios de diferentes lugares. Notamos também, já de início, que o ambiente era carregado de uma atmosfera impregnada de erotismo.

Instigadas por essas impressões, desenvolvemos um estereoscópio que mistura imagens de distintas procedências com imagens que produzimos especialmente para a visualização neste objeto. O estereoscópio consiste num dispositivo que permite a visualização de fotografias em três dimensões. Este aparelho foi popular na segunda metade do século XX: era um objeto lúdico,  que possibilitava seu observador ver imagens de lugares exóticos, filmes comerciais e desenhos animados. Acreditamos que este objeto traz consigo um pouco do ambiente da casa-museu.

Durante nosso processo criativo, tivemos o desejo retrabalhar algumas das imagens que criamos para o nosso estereoscópio. Produzimos, então, três objetos em fibra de vidro, utilizando-nos das fotografias estereoscópicas como ponto de partida. Se, por um lado, o estereoscópio traz um lado industrial que nos interessa, estes objetos se contrapõe com forte carga manual. Esses objetos, somados ao dispositivo fotomecânico, formam o conjunto de Bariloche.

Já vínhamos há cerca de dois anos trabalhando em coletivo, quando descobrimos que Wesley Duke Lee havia realizado, em 1967, retratos a quatro mãos com seus alunos Carlos Fajardo, Frederico Nasser, Luiz Paulo Bavarelli e José Rezende. Esse exercício de liberdade- no qual são priorizadas trocas e desestabilizadas hierarquias- é sem dúvida algo de extrema importância dentro da produção artística e um grande fator de inspiração para nós.”

– Janaína Nagata e Marina D’Aiuto (Coletivo Quatro Patas)

Bariloche
2016
estereoscópio ViewMaster e 3 pinturas-objeto em fibra de vidro
Estereoscópio 4 x 12 x 6 cm
objeto (cada) 23 x 29 x 11 cm