Museu Virtual Wesley Duke Lee

Apoio

Agradecimentos

Alfredo Egydio Setúbal
Antonio Almeida
Armando Vasone
Augusto Lívio Malzoni
Carlos Dale Júnior
Heitor Sant’anna Martins
James Arthur Lobo Lisboa
Paulo Nazareth Kuczynski
Roberto Alban

O Artista

Multidisciplinar, irreverente e bem-humorado, Wesley Duke Lee (1931-2010) é um dos artistas fundamentais da arte contemporânea brasileira do século XX. Atuou como pintor, gravador, artista gráfico, professor de artes plásticas, publicitário e artista visual, frequentou o meio literário e trafegou pela fotografia e pelo cinema.

Durante os anos 1950, sua década de formação, viveu e trabalhou – como artista e publicitário – em São Paulo, Nova York e Paris, tendo passado também pela Itália e pela Áustria. Nesse período, participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior. Nas décadas de 1960 e 1970, experimentou intensamente os mais variados meios, linguagens e tecnologias, desde desenho, gravura, pintura e escultura a happenings, instalações – tendo sido pioneiro da “Arte Ambiental” nos anos 60 –, objetos, arte-xerox, vídeo, intermídia, passando por outras tradições e técnicas, como a cartografia, a caligrafia oriental e os desenhos de botânica.

Na década de 1980, já tendo participado das Bienais de Tóquio, Veneza e São Paulo, seu trabalho atinge a maturidade, proporcionando a base para, nos anos 1990, a retomada de composições do começo da carreira, de maneira mais decantada. Nessa mesma década foi realizada uma importante retrospectiva do artista no MASP, instituição onde, décadas antes, iniciou seus estudos como aluno do curso livre de desenho.

Com problemas de saúde e o avanço do mal de Alzheimer, nos anos 2000 Wesley diminui bastante a sua produção artística, até falecer em 2010, meses antes de completar 79 anos. Deixou um vasto legado artístico e histórico, que hoje permanece, sendo cuidado e preservado pelo Wesley Duke Lee Art Institute.

Veja mais vídeos sobre Wesley e sua obra no nosso canal no YouTube.

Visita virtual – o ateliê do artista

Passeie pelas vistas 360º da antiga sede do Wesley Duke Lee Art Institute em São Paulo. O espaço reuniu durante anos o material deixado pelo artista, incluindo os móveis e objetos utilizados para ocupar o próprio espaço – que evoca o ateliê original de Wesley, também em São Paulo.

Esse espaço foi desmontado em 2024, e todo o acervo no momento encontra-se preservado na sede temporária do instituto. Com este registro virtual, a antiga sede torna-se mais uma peça no mosaico de objetos e referências que compõem o legado de Wesley.

Opções de acessibilidade